sábado, 13 de novembro de 2010

MUITAS APRENDIZAGENS...

Ao longo de minha trajetória como professora trabalhei muito sobre a matemática de forma prática e teórica através das leituras e buscas para sempre fazer melhor.
A cada ano, as turmas mudavam mas as aulas de matemática eram sempre as mais produtivas e satisfatórias, o tempo parecia voar entre uma atividade e outra e os olhos das crianças brilhavam a cada atividade, música e jogo realizado, era e é incrível a resposta imediata que as aulas de matemática proporcionam. Isto me impulsionou a escolher este assunto em meu estágio, como trabalho a nove anos com educação infantil, escolhi o tema "Construção do conceito de número através do lúdico", e foi incrível conseguimos(eu e a turma) criar novas maneiras e "jeitos" de aprender matemática. Sabemos como educadores que cada aluno possui seu ritmo de aprender, mas parece que todos tiveram um despertamento magnífico nas aulas. Outro fator que parecia desistimulador, mais provou para mim e para todos a grande capacidade das crianças e o quanto podem ir além, como trabalho com uma turma de pré escola, numa escola municipal de educação infantil, a maioria das colegas pensava ser "bobagem" todo o meu empenho e trabalho, pois como diziam "são crianças pequenas, ainda possuem um ensino fundamental de nove anos pela frente, não querem aprender ainda mais matemática, deixa brincar!!!" Estas palavras me levaram a refletir muito e pensar ainda mais em novas "fórmulas" de fazer aulas alegres criativas e prazeirosas, isto me deu uma imensa força e consegui, consegui criar um projeto de matemática que além de aproximar as crianças da escola, pois não queriam mais faltar para participar das aulas, trouxe auto confiança, alegria, participação, espirito de equipe e muitas aprendizagens. Nossa minha turma foi e é notada pela incrível capacidade intelectual e pelas atividades e forma que participam do que lhes é proposto. Nestes meses de realização do TCC, pude ler muito e ver que estava certa, minhas crianças aprnderiam sim! e os jogos seriam meu grande aliado. Como disse o grande pensador Platão que afirmava a importância da criança receber jogos educativos desde os primeiros anos de sua infância e defendia a idéia da educação começar antes dos seis anos de idade. Realmente sabemos que as crianças possuem uma longa jornada escolar em suas vidas, eu mesma estudo deede os cinco anos de idade, mas acredito também que quando proporcionamos momentos de prazer e alegria desde cedo conseguimos estimular e despertar ânimo e vontad da criança estar na escola.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréa:

O intuito do blog neste semestre são dois: um deles (com exigência de três postagens por mês) é linkar alguma teoria vista nos eixos anteriores que possa relacionar com o tema do TCC. A outra proposta é retomar o blog e refletir o que percebeste de lá para cá, quais foram tuas aprendizagens e tal. Essa exigência é uma vez por mês, ok?

Grande abraço, Anice.