sábado, 29 de maio de 2010

Associando a prática...

Piaget acredita que os jogos são essenciais na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos.
Em torno dos 2-3 e 5-6 anos (fase Pré-operatória) nota-se a ocorrência dos jogos simbólicos, que satisfazem a necessidade da criança de não somente relembrar o mentalmente o acontecido, mas também de executar a representação.
Comprovando as colocações de Piaget, desde que optei por trabalhar com jogos em meu projeto tenho acompanhado com meus alunos diversas situações em que o jogo simbólico se vaz presente, as crianças não exultam em criar situações em que copiam o papel do professor, da mãe, do pai, e de quem admiram ou possuem algo que lhe chamam a atenção. Nas atividades de matemática as crianças realizam de forma espontânea e alegre, em várias situações solicitaram que repetíssemos os jogos ,pois demonstravam prazer nos resultados que alcançam, isto é muito gratificante!

Em período posterior surgem os jogos de regras, que são transmitidos socialmente de criança para criança e por conseqüência vão aumentando de importância de acordo com o progresso de seu desenvolvimento social. Para Piaget, o jogo constituiu-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade