quinta-feira, 14 de outubro de 2010

"Brincadeiras Infantis nas Aulas de Matemática"

Kátia Smole em seu livro "Brincadeiras Infantis nas aulas de Matemática", nos diz o seguinte: "A ação pedagógica em matemática organizada pelo trabalho com o lúdico e em grupo não apenas propicia troca de informações, mas cria situações que favorecem o desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação, do respeito mútuo entre os alunos, possibilitando aprendizagens significativas. Acreditamos que a forma de viabilizar um trabalho assim é utilizar brincadeiras infantis."
Isto reforça a idéia que em matemática, utilizar brincadeiras infantis como atividade freqüente significa abrir um canal para explorar idéias referentes a números de modo bastante diferente do convencional.
Enquanto brinca, a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparações de quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético.
O brincar proporciona oportunidades de perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura, além da geometria com suas noções de posição no espaço, de direção e sentido, discriminação visual, memória visual e formas geométricas. É muito importante estimular o registro pictórico depois das brincadeiras.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

JOGOSXMATEMÁTICA!

Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano. Entre os primitivos, a atividade da dança, pesca, lutas eram tidas como de sobrevivência, ultrapassando muitas vezes o carater restrito de divertimento e prazer natural. As crianças, nos , jogos participavam de emprendimentos técnicos e mágicos, o corpo e o meio, a infância e a cultura adulta faziam parte de um só mundo. Esse mundo podia ser pequeno, uma vez que os jogos caracterizaram a própria cultura, a cultura era a educação, e a educação r´presentava a sobrevivência.
Na Grécia Antiga, o maior pensador, Platão, afirmava que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos, praticados em comum pelos dois sexos, sob vigilância e em jardins de criança. Segundo ele e todo o pensamento grego da época, a educação propriamente dita deveria começar aos sete anos de idade.
Rousseau, nos diz que "Em todos os jogos em que estão persuadidas de que se trata apenas de jogos, as crianças sofrem sem se queixar, rindo mesmo" claramente podemos constatar a importância dos jogos na construção de conhecimento pela criança, pois através dele ela sofre mudanças, enfrenta obstáculos e alcança superação de forma alegre e prazerosa.

MATEMÁTICA...

"Se a matemática é tão difícil para muitas crianças é porque ela é imposta a elas sem qualquer consideração pela forma que aprendem ou pensam"

A Construção do conceito de número foi tema do projeto que trabalhei no estágio no semestre passado, e como já mencionei diversas vezes tinha pânico das aulas de matemática e quando me tornei professora procurei mudar a triste realidade que havia vivenciado, pesquisei, li, encontrei através dos jogos uma forma divertida de fazer matemática, nas minhas muitas buscas vi que muitos autores e milhares de outros profesores já buiscavam o mesmo objetivo, mas continuei e criei minhas próprias formas de aprender a matemática, pois meus alunos eram e são unicos e cada um possui uma realidade diferente. As muitas leituras só me fizeram solidificar o desejo de ensinar matemática de forma simples divertida e construtiva.
Constance Kamii, em sua afirmação acima só reforça em mim o triste realidade que vivi, pois pensava não saber matemática, mas na verdade não fui orientada de forma correta, lembro quando aprendi os números , o 1, era para passar o lápis nos pomtinhos e desenhar e pintar um objeto, e cada número a atividade era a mesma. Percebi que fui substimada, pois desta forma a professora não pensou na minha grande capacidade de construir meu próprio conceito, através de materiais concretos, jogos.

"TRABALHO DE CONCLUSÃO!

Nossa! Estou a mil na realização de meu trabalho, muitas leituras, busca, entrevistas e incontavéis anotações. Mas estou trabalhando em um assunto que é meu chão EDucação Infantil e Matemática, são temas que me encantam e me dão o maior prazer em ler, pesquisar sobre. Meu trabalho será sobre " A Construção do Número através da Ludicidade na Educação Infantil"
De acordo com as descobertas de Jean Piaget, o conceito de número não pode ser transmitido, pois é um conceito que deve ser construído pela criança por meio de um processo que envolve amadurecimento biológico, as experiências vivenciadas e os estímulos e informações recebidos do meio no qual a criança está inserida.
Através de pesquisas pode-se ver que ao longo da história da humanidade o ser humano construiu seus conceitos matemáticos através da utilização de objetos concretos. Lembro das minhas aulas de história no ensino fundamental, onde tinha uma professora que em suas aulas nos fazia viajar pelo história, eram aulas incríveis e inesquecíveis, onde vimos diversos filmes e lemos em livros que o homem utilizava sim de objetos como pedras, sementes, pedaços de pau para contar seus pertences e delimitar seus territórios. Penso quem os ensinou a contar a realizar desta forma os meios de controlar o que possuía? Na idade da pedra havia professor? Acredito que não, os conceitos matemáticos foram sendo construídos gradativamente até chegarmos aos dias de hoje com este imenso avanço tecnológico. O que ocorreu com o ser humano no passar da história acontece nos dias de hoje com a criança no decorrer de sua in´^ncia até atingir outra fase, onde também utiliza de materiais concretos para construir seu raciocínio matemático