Piaget acredita que os jogos são essenciais na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos.
Em torno dos 2-3 e 5-6 anos (fase Pré-operatória) nota-se a ocorrência dos jogos simbólicos, que satisfazem a necessidade da criança de não somente relembrar o mentalmente o acontecido, mas também de executar a representação.
Em período posterior surgem os jogos de regras, que são transmitidos socialmente de criança para criança e por conseqüência vão aumentando de importância de acordo com o progresso de seu desenvolvimento social. Para Piaget, o jogo constituiu-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade.
(Piaget, 1965, p.24).
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Jogos e mais jogos...
Ufa amais uma semana de jogos!!! Confesso que suei, mas foi muito gratificante, pois a turma tem respondido de forma muito positiva as atividades com jogos, todos tem demonstrado interesse e apesar de serem agitados no momento da atividade estão concentrados.
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