segunda-feira, 21 de julho de 2008

"ANÁLISE DE PORTFÓLIOS DE APRENDIZAGENS"

Ao longo deste semestre, o corre corre do dia-a-dia, nos fazem deixar passar certos momentos importantes para a aquisição de conhecimento e analisando os portfólios notei que este foi um momento muito reflexivo, mas que não realizei com freqüência ao longo do semestre. Analisando os portfólios para realização desta atividade dois deles me chamaram muita atenção, são das colegas Beatriz Lopes e Ana Beatriz.
Os portfólios expressam com clareza o momento vivenciado por cada uma, as alegrias, os medos, as angústias, as realizações, os saberes adquiridos e o mais importante o interesse em ajudar e as palavras de estímulo.
Vários são os pontos positivos que podemos encontrar, entre eles destaco a visão que tive, pois ao visitá-los pude "navegar" pelo curso, relembrar as aulas presenciais, receber contribuições interessantes para minhas prática docente e ainda aprender a vencer as dificuldades e como disse Beatriz: "Nunca deixar nada para depois!", não importa o momento, o obstáculo, levantar a cabeça e ir em frente que com certeza venceremos. Nestes porfólios pude encontrar verdadeiras heroínas, mulheres que com alegria são mães , donas de casa, profissionais e alunas.
Outro aspecto muito positivo, que me auxuliou a compreender o "todo", foi a organização, a assiduidade nas postagens, assim pude lembrar claramente de todos os fatos.
Acredito que não existem pontos negativos, todas as postagens lidas me fizeram refletir o curso, sobre minha prática docente e me impulsionaram a colocar também em meu portfólio muitas das aprendizagens que construí, pois ao analisar estes portfólios, confesso que tive um sentimento de perda, ou seja, muitas conquistas importantes que tive, atividades que realizei, alguns desabafos se perderam por não ter postado em meu portfólio. Com certeza esta atividade foi um grande estímulo para compartilhar meus saberes com colegas e professores, despertou em mim algo que eu ainda não possuía ao longo do curso, no corre corre, procurava fazer o que podia, não dando importância ao portfólio e hoje consigo ter uma nova visão!