segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MATEMÁTICA, MUITA MATEMÁTICA....

Não me canso de citar tal trecho, fiz isto em meu estágio, TCC, Postagens, pois a cada leitura novas interpretações e saberes fluem.
"Desde o início da humanidade, a matemática é conhecida pelos homens, que a usavam em uma série de atividades, estabelecendo relações em seu meio, porém sem reflexões científicas. Para acompanhar a evolução tecnológica que a cada dia se expande, é importante que nós educadores mudemos nossa maneira de ensinar à matemática, que é vista pela maioria das crianças, jovens e adultos como um “terror”, a “coisa mais difícil de aprender”. Tal visão pode ser modificada com a proposta de um trabalho criativo, que investigue, crie novas fórmulas, analise os problemas político-sociais da atualidade e esteja sempre verificando o que se passa no comércio, indústria, jornais, etc. Cabe ao professor conscientizar-se de que a prioridade é a aprendizagem verdadeira do aluno e não apenas a simples transmissão do conteúdo, como tem ocorrido na maioria das escolas" (O uso do laboratório de ensino de matematica. Livros paradidáticos para uso do aluno, CALVETTI, 2005, p.32).
O que nos traz Calvetti em sua fala, é a realidade que vivenciamos na maioria das escolas, realidade esta que sofri no tempo de criança, pois os professores lutavam para conseguir vencer o currículo e nem se quer paravam para pensar na aprendizagem do aluno, isto me trouxe sérios problemas e por isso busquei mudar, consegui, criei em minhas aulas jogos e atividades diferenciadas para meus alunos. Sei claramente que isto já existe em livros e inúmeras pesquisas, não é um assunto novo e mnem mirabolante, mas executar isto nas aulas, preocupar-se com os alunos, pensar no futuro de nossas crtianças é algo, por incrível que pareça, RARO! Professores carregados de prblemas e dificuldades, pensam a cada minuto no término do ano e nas férias, falas como: "Estor esperando que tudo acabe, no ano que vem a turma é outra", mas anos passam a fala é a mesma e não mudam sua postura, esperam que a educação mude. Sou defensora convicta da frase: "MUDE O MUNDO, MUDANDO PRIMEIRO VOCÊ!" Se eu não mudar, a cada dia verei as falhas do dito sistema e as coisas pioraram, caminhamos para um caos na educação, ninguém mais deseja ser professor, milhares de professores doentes, depressivos, loucos. Está em nós buscar formas de melhorar nosso trabalho, para sim reclamar de famílias, sistema já destruídos. A família não é um ser para modificarmos, mas as pessoas que formam ela devem querer tal mudança, assim é a educação, ESTA EM NÓS MUDARMOS, ESTAVA EM MIM SER UMA PROFE DE MATEMÁTICA DIFERENTE.
Hoje tenho alunos que ainda perturbam, mas saiu da sala leve,feliz, pois compri meu papel e os demais 28 alunos estão alegres e tiveram aprendizagens.