sábado, 12 de junho de 2010

O Estágio acabou, mas a matemática...

Hoje posso dizer que é lamentável que o estágio acabou, foram momentos de dedicação e de um novo ânimo em minha vida profissional. No começo confessei várias vezes que esta temeroza quanto ao estágio, mas ao longo dos dias me tornei uma nova professora, este estágio trouxe um "UP" em minha vida docente, parei pra pensar, refleti sobre o que eu estava fazendo, como poderia melhorar, como poderia auxiliar meus alunos a aprenderem, brincarem de forma construtiva, enfim terem uma lembrança da "Profe" da Educação infantil.
Estou a nove anos trabalhando com educação infantil e minhas pilhas estavam fracas, o lema "Deixa brincar" estava se apropriando de mim,frases como, "São pequenos, deixa brincar...", "Essas pobres crianças ainda tem uma vida de escola pela frente, não exige muito, deixa brincar...", "Coitadinhos passam o dia aqui, deixa brincar..."
Pensava muito sobre a faixa etária, o tempo que passavam na escola, o tempo que ainda teriam que frequentar a escola, priorizava o carinho, pegar no colo, brincar junto, já que sei que sentem falta dos pais e também tenho um filho na mesma escola, então tenho olhos de professora e de mãe, posso ver os dois lados. Enfim com o estágio fui aos poucos descobrindo e aprendendo, claro que toda criança tem direito de brincar, e porque não brincar com a matemática? e porque não brincar com jogos dirigidos? fora da sala? porque não sair da rotina dos brinquedos da sala ou de casa e não tornar a brincadeira além de divertida, construtiva? Pois é foi isso que fiz, iniciei meu estágio com atividades, procurei envolver a família, aproximá-la da escola, com relatos, com troca de informações e pedir que as crianças trouxessem e deixassem transparecer a realidade na qual estão inseridos, foi muito bom, confeccionamos o álbum da família, as crianças se envolveram e fizeram belíssimos trabalhos.Realizando leituras encontrei em NEGRINE (1994),que afirma em estudos realizados sobre aprendizagem e desenvolvimento infantil que "quando a criança chega à escola, traz consigo toda uma pré-história, construída a partir de suas vivências, grande parte delas através da atividade lúdica". Segundo esse autor, é fundamental que os professores tenham conhecimento do saber que a criança construiu na interação com o ambiente familiar e sociocultural, para formular sua proposta pedagógica.
Realmente o conhecimento que o trabalho me proporcionou das vivências anteriores das crianças fez com que eu tivesse uma nova visão de meus alunos, procurei com isto realizar novas e diferentes atividades e através dos jogos consolidei meu estágio, a matemática então me trouxe uma luz, para mim era um bicho papão, tinha medo da matemática, resolvi então transformar meu medo em aprndizagem para meus alunos e acreditem, a matemática é algo sensacional!!!!! Estou amando a matemática, fico envergonhada, mas aprendi com meus alunos!
Como é fácil aprender números e as operações, eles já sabem adicionar e subtrair!!!!
Me alegro pois quando chegarem no ensino fundamental vão tirar de letra!!!
Meu estágio acabou, mas meu projeto NÃO!!!! Vou continuar com este projeto, mas claro inovando, buscando novas informações, atividades e aceitando sugestões!!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Verdadeira matemática!!!!

Estas fotos são momentos de realização de um jogo matemático onde as crianças primeiro confeccionaram o material(bolinhos de massinha) e após realizaram a atividade. Foi muito empolgante!!!!






" Como mencionei em meu projeto, gostaria de apresentar aos meus alunos a matemática de uma forma não tão "apavorante', como eu mesma aprendi, pois confesso que tinha e ainda tenho um pouco de horror a matemática, questionava-me sempre como para alguns colegas era tão fácil e simples, pois é claro a matemática é uma ciência exata, aprender certas operações e para mim os números não entravam na cabeça? Esta indagação me perseguiu até me tornar uma professora e realizar leituras e "enfim descobrir" que não aprendi corretamente a construção do conceito de número, lembro das folhinhas mimeografadas com um maravilhoso cheiro de álcool que continham o numeral e do lado um balão com a quantidade e a orientação era pintar, pintar e pintar. A cada dia nos era apresentado um número e pronto: "Minhas crianças já sabiam contar de um a dez e conheciam os números, este conteúdo já estava dado" e infelizmente ouvi e ainda escuto tal expressão quase 25 anos depois. Mas eu sofri na pele e decidi não cometer o mesmo erro! Queria e quero mostrar aos meus alunos , as minhas crianças o quanto são inteligentes e o quanto é fácil a matemática, conseqüentemente o quanto é maravilhoso estar na escola, pois confesso que tal frustrações em relação a matemática me desestimulavam e tinha dias que não queria ir a escola, se a professora anunciasse um conteúdo novo ou alguma atividade que eu não gostava ou melhor não sabia meu coração disparava, tinha uma imensa vontade de chorar, pois as vezes ela me explicava novamente, outras vezes dizia que já havia explicado e o que eu estava fazendo na aula se não prestava atenção! Nossa um horror!!! Mas todas estas coisas me levaram a seguir outro caminho e não cometer o mesmo erro, adoro as aulas que estou realizando, a cada jogo me realizo, fico alegre com as descobertas e conquistas de meus alunos e é incrível como demonstram gostar e como parece fácil aprender matemática, as aulas são agitadas mais alegres e as crianças demonstram prazer em estar na escola. Não contenho minha alegria, na sala dos professores chego a ser chata ao elogiar e falar de meus alunos, mas vejo o quanto gostam de estar ali, pois isto me comove já que passam o dia inteiro na escola. Ao realizar algumas leituras descobri uma obra onde Freinet, através de sua teoria, comprova o momento que vivencio, pois ele diz que "a escola ativa é a escola onde a criança sente prazer em estar participa, expõe suas idéias e as atividades partem do interesse das crianças, esta é a escola atual" (Freinet, 1979). Sinto-me participante de um processo onde minha sala tem se tornado a escola atual, não sei se ideal, mas é isso que procuro transformar aqueles momentos em momentos inesquecíveis onde as crianças aprendam e construam seus saberes. Iniciei meu projeto com um tema e hoje minhas crianças dão sugestão para que eu possa realizar meus planejamentos, os jogos foram solicitações deles e atualmente são realizadas com freqüência, as aulas são divertidas e produtivas. É muito gratificante estar relatando tal situação, confesso que meu projeto não acabará, estenderei até quando a turma quiser e aceitar. Penso que conforme surgirem novos desafios iremos acrescentar, adaptar e inserir em nosso projeto".