segunda-feira, 20 de julho de 2009

RECUPERAÇÃO/ SEMINÁRIO INTEGRADOR!

PROJETOS DE APRENDIZAGEM
Ao longo do semestre a realização dos novos projetos de aprendizagens me trouxeram novos conhecimentos, a realização dos mapas conceituais foi uma atividade prazeirosa e muito rica.

MOSAICO ÉTNICO RACIAL!!


RECUPERAÇÃO/ QUESTÕES ÉTNICOS RACIAIS NA EDUCAÇÃO

DIVERSIDADE NA ESCOLA!

Muitos preconceitos partem da falta de conhecimento, acredito que nas questões etnicas e raciais isto é uma verdade. Quando passamos a conhecer e entender certa cultura aprendemos a respeitar.
O trabalho realiza com o mosaico foi um exemplo claro, pois através da atividade levamos famílias a conhecer sua história e descobrir suas raízes, o que antes trazia vergonha hoje é um orgulho.

RECUPERAÇÃO/FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.

Que Auschwits não se repita!!!

È terrível pensar que a barbárie ocorrida em Auschwits teve por detrás pessoas com certo nível de educação. Quando se fala em educação logo imaginamos algo que trará liberdade e levará o ser humano a conviver melhor respeitando e sendo respeitado.
Devemos ficar de olhos abertos, pois em nossos dias muitas situações nos remetem a Auschwits, e pior dentro de instituições educacionais. O que está acontecendo? o que poderia levar as pessoas a conscientização de seus problemas, a educação, tem trazido discórdia e soberba.
A quem responsabilizar? A nós mesmos? As esferas superiores do poder?
È hora do ser humano parar e refletir a fim de encontrar o verdadeiro caminho!

RECUPERAÇÃO-EDUCAÇÂO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

A VERDADEIRA INCLUSÃO...
Ao longo do semestre, muitas foram as aprendizagens adquiridas e considero a mais importante a descoberta do verdadeiro sentido da inclusão. Acreditava que conseguiria adaptar de diferentes maneiras alunas com inclusão, pensava que em algum momento conseguiriam acompanhar os ditos normais, mas aos poucos com a ajuda do PEAD e de colegas do PEAD que trabalham com inclusão pude descobrir o que realmente significa inclusão.
Hoje minhas alunas são aceitas e conseguem integrar-se com o grupo, conversam da sua forma, brincam e participam de forma igual com os demais, mesmo não acompanhando o que a escola atual considera um currículo a ser alcançado. Hoje vejo e questiono: Será que aprender as formas geométricas é mais importante que um carinho, um sorriso, correr de mãos dadas, pular, saltar e descobrirnovos horizontes?????

Recuperação/Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

A criança, segundo Piaget passa por diferentes Estágios no se desenvolvimento, estes se diferem conforme a faixa etária. São eles:
SENSÓRIO MOTOR- DO NASCIMENTO ATÉ OS 2 ANOS.
A criança adquiri aprendizagens através das percepções e das ações do intewragir com o próprio corpo. Neste período a criança acredito que o mundo é seu.
PRÉ OPERATÓRIO- 2 AOS 4 ANOS.
Este é o período da fantasia, do faz de conta, do jogo simbólico.
OPERATÓRIO CONCRETO- 7 AOS 11 ANOS.
Neste período o indivíduo possui noção de tempo, espaço, tamanho e quantidade. Já participa de grupos, consegue obedecer e cumprir regras.
OPERATÓRIO FORMAL-12 ANOS EM DIANTE.
As estruturas cognitivas da criança alcançam seu nível mais elevado de desenvolvimento e tornam-se aptas a aplicar o raciocínio lógico a todas as classes de problemas.