domingo, 22 de novembro de 2009

Só mesmo Comênio...Vale a pena REFLETIR!!!

ÍNDICE DA DIDÁTICA MAGNA
I. O homem é a mais alta, a mais absoluta e a mais excelente das criaturas.
II. O fim último do homem está fora desta vida.
III. Esta vida não é senão uma preparação para a vida eterna.
IV. Os graus da preparação para a eternidade são três: conhecermo-nos a nós mesmos
(e conosco todas as coisas), governarmo-nos e dirigirmo-nos para Deus.
V. As sementes destas três coisas (da instrução, da moral e da religião) são postas
dentro de nós pela natureza.
VI. O homem tem necessidade de ser formado para que se torne homem.
VII. A formação do homem faz-se com muita facilidade na primeira idade, e chego a
dizer que não pode fazer-se senão nessa idade.
VIII. É necessário, ao mesmo tempo, formar a juventude e abrir escolas.
IX. Toda a juventude de ambos os sexos deve ser enviada às escolas.
X. Nas escolas, a formação deve ser universal.
XI. Até agora, não tem havido escolas que correspondam perfeitamente ao seu fim.
XII. As escolas podem ser reformadas.
XIII. O fundamento das reformas escolares é a ordem em tudo.
XIV. A ordem perfeita da escola deve ir buscar-se à natureza.
XV. Fundamentos para prolongar a vida.
XVI. Requisitos para ensinar e para aprender, isto é, como se deve ensinar e aprender
para que seja impossível não obter bons resultados.
XVII. Fundamentos para ensinar e aprender com facilidade.
XVIII. Fundamentos para ensinar e aprender solidamente.
XIX. Fundamentos para ensinar com vantajosa rapidez.
XX. Método para ensinar as Ciências em geral.
XXI. Método para ensinar as Artes.
XXII. Método para ensinar as Línguas.
XXIII. Método para ensinar a Moral.
XXIV. Método para incutir a Devoção ou Piedade.
XXV. Se realmente queremos escolas reformadas segundo as verdadeiras normas do
autêntico Cristianismo, os livros dos pagãos, ou devem ser afastados das escolas, ou ao
menos devem ser utilizados com mais cautela que até aqui.
XXVI. Da disciplina escolar.
XXVII. As instituições escolares devem ser de quatro graus, em conformidade com a
idade e com o aproveitamento.
XXVIII. Plano da escola materna.
XXIX. Plano da escola de língua nacional.
XXX. Plano da escola latina.
XXXI. Da Academia, das viagens e da associação didática.
XXXII. Da organização universal e perfeita das escolas.
XXXIII. Dos requisitos necessários para começar a pôr em prática este método
universal.
Fonte:
COMÉNIO, João Amós. Didácta Magna: tratado da arte de ensinar tudo a todos. 4. ed. Lisboa: Fundação
Calouste Gulbenkian, 1996. 525 p.

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