domingo, 22 de novembro de 2009

Postagem 4 (referente ao mês de Outubro)

PEDAGOGIA DE PROJETOS:

O trabalho com projetos é um tanto desafiador, pois acredito que esta teoria desvenda o grande segredo da aprendizagem, pois valoriza o saber do aluno, retirando o monopólio do conhecimento da escola e do professor. Muitos são os aspectos positivos que encontramos no trabalho com projetos, destaco:
A valorização do saber dos estudantes, aquilo que já sabem as hipóteses que formularam frente a determinado assunto.
As inúmeras possibilidades de o professor articular os interesses dos estudantes com o que se quer ensinar, favorecendo a aprendizagem.
Os conteúdos partem de um ponto, que pode sofrer modificações a fim de facilitar a aprendizagem.
É aberto e flexível as modificações e aos novos sentidos que se percebem ao longo do processo de aprendizagem.
A aprendizagem possui um sentido maior, pois é abordado aquilo que se quer aprender, possibilitando uma interação de todos.
A avaliação ocorre ao longo do processo, das relações, de tudo que foi criado.
Neste modelo, o professor pode refletir sobre sua prática, avaliar-se, aprimorando-se a cada dia, o professor não é o dono do saber, pode acertar e errar, adquirindo aprendizagens ao longo do processo.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréa: Trabalhaste com projetos com teus alunos? Como foi esta experiência? Ocorreram modificações ao longo da prática? Seria interessante compartilhar conosco estas experiências. Abraço, Anice.