quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"TRABALHO DE CONCLUSÃO!

Nossa! Estou a mil na realização de meu trabalho, muitas leituras, busca, entrevistas e incontavéis anotações. Mas estou trabalhando em um assunto que é meu chão EDucação Infantil e Matemática, são temas que me encantam e me dão o maior prazer em ler, pesquisar sobre. Meu trabalho será sobre " A Construção do Número através da Ludicidade na Educação Infantil"
De acordo com as descobertas de Jean Piaget, o conceito de número não pode ser transmitido, pois é um conceito que deve ser construído pela criança por meio de um processo que envolve amadurecimento biológico, as experiências vivenciadas e os estímulos e informações recebidos do meio no qual a criança está inserida.
Através de pesquisas pode-se ver que ao longo da história da humanidade o ser humano construiu seus conceitos matemáticos através da utilização de objetos concretos. Lembro das minhas aulas de história no ensino fundamental, onde tinha uma professora que em suas aulas nos fazia viajar pelo história, eram aulas incríveis e inesquecíveis, onde vimos diversos filmes e lemos em livros que o homem utilizava sim de objetos como pedras, sementes, pedaços de pau para contar seus pertences e delimitar seus territórios. Penso quem os ensinou a contar a realizar desta forma os meios de controlar o que possuía? Na idade da pedra havia professor? Acredito que não, os conceitos matemáticos foram sendo construídos gradativamente até chegarmos aos dias de hoje com este imenso avanço tecnológico. O que ocorreu com o ser humano no passar da história acontece nos dias de hoje com a criança no decorrer de sua in´^ncia até atingir outra fase, onde também utiliza de materiais concretos para construir seu raciocínio matemático

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréa:

Hoje a situação de aprendizagem é adaptada para melhor compreensão, não é mesmo? Cada época teve sua forma de transmissão!

Grande abraço, Anice.