Kátia Smole em seu livro "Brincadeiras Infantis nas aulas de Matemática", nos diz o seguinte: "A ação pedagógica em matemática organizada pelo trabalho com o lúdico e em grupo não apenas propicia troca de informações, mas cria situações que favorecem o desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação, do respeito mútuo entre os alunos, possibilitando aprendizagens significativas. Acreditamos que a forma de viabilizar um trabalho assim é utilizar brincadeiras infantis."
Isto reforça a idéia que em matemática, utilizar brincadeiras infantis como atividade freqüente significa abrir um canal para explorar idéias referentes a números de modo bastante diferente do convencional.
Enquanto brinca, a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparações de quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético.
O brincar proporciona oportunidades de perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura, além da geometria com suas noções de posição no espaço, de direção e sentido, discriminação visual, memória visual e formas geométricas. É muito importante estimular o registro pictórico depois das brincadeiras.
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
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Um comentário:
Olá, Andréa:
Esta postagem é um exemplo muito bom! Citas Smole (faltou apenas inserir o ano) e complementa sua ideia. É exatamente o propósito do portfólio!
Grande abraço, Anice.
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