quarta-feira, 13 de outubro de 2010

MATEMÁTICA...

"Se a matemática é tão difícil para muitas crianças é porque ela é imposta a elas sem qualquer consideração pela forma que aprendem ou pensam"

A Construção do conceito de número foi tema do projeto que trabalhei no estágio no semestre passado, e como já mencionei diversas vezes tinha pânico das aulas de matemática e quando me tornei professora procurei mudar a triste realidade que havia vivenciado, pesquisei, li, encontrei através dos jogos uma forma divertida de fazer matemática, nas minhas muitas buscas vi que muitos autores e milhares de outros profesores já buiscavam o mesmo objetivo, mas continuei e criei minhas próprias formas de aprender a matemática, pois meus alunos eram e são unicos e cada um possui uma realidade diferente. As muitas leituras só me fizeram solidificar o desejo de ensinar matemática de forma simples divertida e construtiva.
Constance Kamii, em sua afirmação acima só reforça em mim o triste realidade que vivi, pois pensava não saber matemática, mas na verdade não fui orientada de forma correta, lembro quando aprendi os números , o 1, era para passar o lápis nos pomtinhos e desenhar e pintar um objeto, e cada número a atividade era a mesma. Percebi que fui substimada, pois desta forma a professora não pensou na minha grande capacidade de construir meu próprio conceito, através de materiais concretos, jogos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréa:

Trouxeste um tema que se aplica ao teu TCC, no entanto faltou citar o ano e livro de Kamii, ok?

Grande abraço, Anice.