quarta-feira, 13 de outubro de 2010

JOGOSXMATEMÁTICA!

Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano. Entre os primitivos, a atividade da dança, pesca, lutas eram tidas como de sobrevivência, ultrapassando muitas vezes o carater restrito de divertimento e prazer natural. As crianças, nos , jogos participavam de emprendimentos técnicos e mágicos, o corpo e o meio, a infância e a cultura adulta faziam parte de um só mundo. Esse mundo podia ser pequeno, uma vez que os jogos caracterizaram a própria cultura, a cultura era a educação, e a educação r´presentava a sobrevivência.
Na Grécia Antiga, o maior pensador, Platão, afirmava que os primeiros anos da criança deveriam ser ocupados com jogos educativos, praticados em comum pelos dois sexos, sob vigilância e em jardins de criança. Segundo ele e todo o pensamento grego da época, a educação propriamente dita deveria começar aos sete anos de idade.
Rousseau, nos diz que "Em todos os jogos em que estão persuadidas de que se trata apenas de jogos, as crianças sofrem sem se queixar, rindo mesmo" claramente podemos constatar a importância dos jogos na construção de conhecimento pela criança, pois através dele ela sofre mudanças, enfrenta obstáculos e alcança superação de forma alegre e prazerosa.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréa:

Aqui digo o mesmo. Não dá para perceber quais são tuas ideias e quais são as dos autores, certo? É importante sempre fazer referências completas.

Todos argumentos são de Rousseau? Esta citação é de qual livro? E o ano?


Grande abraço, Anice.