segunda-feira, 7 de junho de 2010

Verdadeira matemática!!!!

Estas fotos são momentos de realização de um jogo matemático onde as crianças primeiro confeccionaram o material(bolinhos de massinha) e após realizaram a atividade. Foi muito empolgante!!!!






" Como mencionei em meu projeto, gostaria de apresentar aos meus alunos a matemática de uma forma não tão "apavorante', como eu mesma aprendi, pois confesso que tinha e ainda tenho um pouco de horror a matemática, questionava-me sempre como para alguns colegas era tão fácil e simples, pois é claro a matemática é uma ciência exata, aprender certas operações e para mim os números não entravam na cabeça? Esta indagação me perseguiu até me tornar uma professora e realizar leituras e "enfim descobrir" que não aprendi corretamente a construção do conceito de número, lembro das folhinhas mimeografadas com um maravilhoso cheiro de álcool que continham o numeral e do lado um balão com a quantidade e a orientação era pintar, pintar e pintar. A cada dia nos era apresentado um número e pronto: "Minhas crianças já sabiam contar de um a dez e conheciam os números, este conteúdo já estava dado" e infelizmente ouvi e ainda escuto tal expressão quase 25 anos depois. Mas eu sofri na pele e decidi não cometer o mesmo erro! Queria e quero mostrar aos meus alunos , as minhas crianças o quanto são inteligentes e o quanto é fácil a matemática, conseqüentemente o quanto é maravilhoso estar na escola, pois confesso que tal frustrações em relação a matemática me desestimulavam e tinha dias que não queria ir a escola, se a professora anunciasse um conteúdo novo ou alguma atividade que eu não gostava ou melhor não sabia meu coração disparava, tinha uma imensa vontade de chorar, pois as vezes ela me explicava novamente, outras vezes dizia que já havia explicado e o que eu estava fazendo na aula se não prestava atenção! Nossa um horror!!! Mas todas estas coisas me levaram a seguir outro caminho e não cometer o mesmo erro, adoro as aulas que estou realizando, a cada jogo me realizo, fico alegre com as descobertas e conquistas de meus alunos e é incrível como demonstram gostar e como parece fácil aprender matemática, as aulas são agitadas mais alegres e as crianças demonstram prazer em estar na escola. Não contenho minha alegria, na sala dos professores chego a ser chata ao elogiar e falar de meus alunos, mas vejo o quanto gostam de estar ali, pois isto me comove já que passam o dia inteiro na escola. Ao realizar algumas leituras descobri uma obra onde Freinet, através de sua teoria, comprova o momento que vivencio, pois ele diz que "a escola ativa é a escola onde a criança sente prazer em estar participa, expõe suas idéias e as atividades partem do interesse das crianças, esta é a escola atual" (Freinet, 1979). Sinto-me participante de um processo onde minha sala tem se tornado a escola atual, não sei se ideal, mas é isso que procuro transformar aqueles momentos em momentos inesquecíveis onde as crianças aprendam e construam seus saberes. Iniciei meu projeto com um tema e hoje minhas crianças dão sugestão para que eu possa realizar meus planejamentos, os jogos foram solicitações deles e atualmente são realizadas com freqüência, as aulas são divertidas e produtivas. É muito gratificante estar relatando tal situação, confesso que meu projeto não acabará, estenderei até quando a turma quiser e aceitar. Penso que conforme surgirem novos desafios iremos acrescentar, adaptar e inserir em nosso projeto".

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréa:

Bárbara a postagem! Tua escrita está progredindo e estás conseguindo facilmente refletir a partir da tua prática. Muito interessante constatar tua empolgação, a maneira que encontraste de passar a matéria de forma proveitosa e o retorno que tens tido.

Grande abraço, Anice.