Passamos uma semana atorefados pelo dia das mães, penso que datas comemorativas deveriam ser lembradas, mais não trabalhadas em demasia, pois atualmente a uma grande variedade de constituição familiar, crenças religiosas que devem ser respeitadas e isto nos deixa meio sem "chão", trabalhar ou não? a escola cobra! e o presente já está pronto? quando vão entregar? Mas enfim muitas coisas devem ser revistas, repensadas na educação. Nesta semana refleti e resolvi edificar meu planejamento nos jogos, no lúdico, já que a brincadeira é algo significativo para as crianças. Acredito que além de tornar as aulas criativas e atraentes auxiliarei as crianças na construção de seus conhecimentos e na aquisição do conceito matemático de número.
Jean Piaget menciona, em muitas obras, fatos e acontecimentos lúdicos aplicados em crianças, e deixa claro, seu entusiasmo por esse processo. Para ele, os jogos não são apenas uma forma de entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que enriquecem o desenvolvimento intelectual. Por exemplo. os jogos pré-operatórios não servem somente para desenvolver o instinto natural, mas para representar simbolicamente o conjunto de realidades vividas pela criança.
"Os jogos tornam-se mais significativos à medida que criança se desenvolve, pois, a partir da livre manipulação de materiais variados, ela passa a recontruir objetos, reinventar as coisas, o que já exige uma adaptação mais completa.(PIAGET,1992, p.158.)".
terça-feira, 11 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Andréa:
Aqui articulas experiências concretas com algum ponto teórico como o de Piaget, por exemplo, e esse é um dos objetivos do blog! É isso aí.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário