sexta-feira, 21 de maio de 2010

JOGOS E MAIS JOGOS...

Piaget acredita que os jogos são essenciais na vida da criança. De início tem-se o jogo de exercício que é aquele em que a criança repete uma determinada situação por puro prazer, por ter apreciado seus efeitos.

Em torno dos 2-3 e 5-6 anos (fase Pré-operatória) nota-se a ocorrência dos jogos simbólicos, que satisfazem a necessidade da criança de não somente relembrar o mentalmente o acontecido, mas também de executar a representação.

Em período posterior surgem os jogos de regras, que são transmitidos socialmente de criança para criança e por conseqüência vão aumentando de importância de acordo com o progresso de seu desenvolvimento social. Para Piaget, o jogo constituiu-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade.

(Piaget, 1965, p.24).

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréa:

Aqui trazes a teoria de Piaget, mas não integra com tua prática. Por favor, refaça a postagem articulando a teoria com tuas experiências concretas.

Grande abraço, Anice.